sábado, 5 de setembro de 2009

Fasezinha gostooooosa...


Caros leitores,

Segue um trecho fantástico de um livro que li há alguns anos... Comentários estão abaixo.

"MANTENHA A SUA SENSAÇÃO DE CONTROLE


Em todos os aspectos da vida, você vai sentir muito mais satisfação e menos estresse se mantiver a sensação de controle. É preciso sentir que sua vida depende de suas decisões, independentemente do que possa acontecer ao seu redor. Um relacionamento saudável lhe dará anoção de que suas decisões são importantes, enquanto um relacionamento ruim fará você achar que elas são irrelevantes. Procure manter sempre a noção de controle em tudo o que fizer.
Madge e Eddie estão casados há quase setenta anos. Durante esse tempo, viram muitas coisas mudar no mundo. O que deu tanta força para que ficassem juntos?
"O amor", respondeu Madge. "Só isso." Depois, ela ri e acrescenta: "Naturalmente, houve respeito mútuo, paciência e muito diálogo. Mas tudo isso só foi possível porque gostávamos muito um do outro e tínhamos certeza de que, apesar de todas as dificuldades de qualquer casamento, estávamos felizes quando nos sentíamos próximos um do outro."
Eddie acredita que as discussões que tiveram também foram de grande ajuda, porque ajudaram a promover os ajustes necessários e fizeram com que eles se conhecessem e se aceitassem melhor. "Digamos que alguma coisa não saísse bem. Ficávamos muito zangados. Ficávamos sem falar um com o outro. Mas, assim que a raiva diminuía, conseguíamos conversar. A certeza de que queríamos ficar juntos ajudava a superar as crises e os problemas."
Para Madge, toda essa sabedoria e esse conhecimento foram aprendidos através do "bom e velho bom senso.Você precisa dar e receber. Mas tem que manter o controle sobre si mesma todo o tempo. Nunca ir longe demais".
"Qualquer pessoa que disser que nunca discute ou briga é uma mentirosa descarada", ela afirma, baseada em sua extensa experiência.
Quando as coisas ficavam pesadas demais para Madge, ela tirava um fim de semana para dedicar-se a si mesma. Não se tratava de um gesto hostil, era apenas um sábio investimento na relação. "Ainda gosto de ficar sozinha de vez em quando", disse ela. "Se você não gosta de você mesma, como vai gostar dos outros?" Ela sorri, afaga a mão do marido: "Amo esse velho patife e não gostaria nunca de me livrar dele."
As pessoas com uma sensação de controle sobre suas vidas, seja na carreira ou no relacionamento, apresentaram uma probabilidade sessenta e seis por cento maior de se declararem felizes e satisfeitas.
Chou e Chi, 2001.


(Extraído de NIVEN, David. Os 100 segredos dos bons relacionamentos. Tradução de Simone Lemberg. Rio de Janeiro: Sextante, 2003)
-----------------
A mensagem é muito significativa né, galera?! Eu estou assumindo o controle da minha vida, depois do pay-back time. Lembrem-se sempre de que devemos nos amar primeiro, para depois amarmos alguém. Tudo bem que eu aprendi isso na marra, à base da porrada, mas... Estava com saudade de vocês, leitores lindos!
Claudinha, Lívia, Francimara, Luíza... Amo vcs!
E a vida continua... Se o maquinista te colocar pra fora do vagão do trem, erga a cabeça com dignidade, e dê tempo ao tempo... Um outro trem chegará até você! E vc subirá, cumprimentará a todos, e seguirá viagem, como se nada tivesse acontecido! Quem gosta de ser tratado a pão-de-ló, amadas, são os amigos e não os amores... Não se pode amar "demais", devemos amar "na proporção certa".
Não incorram no mesmo erro que incorri, ainda que não me arrependa de nada que vivi... Como diria Clarice: "Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo entendimento!"
Beijo grande!
Douglas Lemos

5 comentários:

Anônimo disse...

(Devemos nos amar primeiro, para depois amarmos alguém) É verdade, mas às vezes é difícil controlar. Tive a prova disso hoje...
Também acredito que dando tempo ao tempo um novo amor parecerá. O coração sabe amar na proporção certa? Beijos...

Unknown disse...

Não. O coração não sabe amar na proporção certa infelizmente... Como sería bom termos o controle das nossas vidas, sentimento. Beijoss

Unknown disse...

Amei esse blog... Vc escreveu tudo o que tô passando e sentindo. Amei tuas palavras! Parabéns rapaz.

Unknown disse...

Oi! Eu estava fazendo uma pesquisa no google e encontrei seu blog. Esse livro é ótimo. Tem um trecho do livro que me ajudou muito...

"Não se iluda com contos de fada. Procure a mágica da vida diária, a mágica de compartilhar, de dar e de receber amor nos pequenos gestos corriqueiros, mas não se encha das expectativas de um conto de fadas no qual a história é unicamente sobre a busca do grande amor, como se ele não precisasse ser construído e mantido dia a dia".

Franci disse...

Concordo mto qnd vc diz: "Quem gosta de ser tratado a pão-de-ló, amadas, são os amigos e não os amores... Não se pode amar 'demais', devemos amar 'na proporção certa'." O dificil eh ter o controle e passar essas palavras para açoes... "It's easier said than done!" But let's give us a try! Kisses Baby